quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Deus Ex Machina

Olá e seja bem vindo!

 A "máquina" humana tem vindo a evoluir ao longo de milhões de anos, passando por provas de ferro e fogo onde a nossa audácia foi constantemente testada levando o nosso corpo a desenvolver capacidades de resistência e força internas fenomenais tudo isto com um fim único.... 
              
                       A sobrevivência da espécie

Bem esta sobrevivência e este caminhar na evolução trouxe coisas maravilhosas como todo o tipo de conquistas espantosas... A capacidade de ir ao espaço .... Obras de Arte e Arquitetura surrealistas... benefícios médicos imagináveis etc... No entanto esta evolução também apresenta um lado negro e mais real do que pensamos, com isto quero dizer que a nossa evolução como organismo levou-nos a desenvolver novas patologias que em gerações passadas não existiam. Estou a falar de doenças como o Cancro, Alzheimer, Parkinson, o vírus do VIH entre muitas outras.

 No campo da Saúde travam-se batalhas constantes para lidar com estas epidemias do nosso século, todos os que trabalham na área da saúde sabem como é lidar diariamente com o aumentar destes problemas de saúde pública. E para o bem da humanidade estamos a assistir cada vez a mais melhorias nestes campos com o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas que combatem ativamente o desenvolvimento destas patologias.

Podemos comentar que ainda não existem curas mas o caminho trilhado para lá chegar ainda demorará a ser concluído.

Estimulação Cerebral Profunda (ECP) é um dos exemplos de tratamentos que apresento aqui. Estas operações são realizadas para diminuir os sintomas motores da Doença de Parkinson, para tratar a Epilepsia ou para tratar alguns dos sintomas na Bipolaridade. 

Isto representa a conjugação de áreas como a engenharia e a medicina, onde o resultado é um mecanismo composto por uma bateria ligada a um elétrodo, que está colocado perto do núcleo sub-talamico, que por sua vez ao estimular este núcleo vai ser o  responsável pela diminuição dos "tremores" identificam a doença de Parkinson.
                                         
...Sim parece algo de outro mundo, contudo estas operações já são realizadas a nível nacional com a contribuição de equipas multidisciplinares.


Este mecanismo garante ao paciente uma melhoria enorme nos "tremores" impedindo as quedas constantes e a diminuição da medicação principal, que por sua vez diminui os sintomas secundários que também são bem visíveis. Aqui está um exemplo de sucesso.


Este é simplesmente o começo do próximo passo da nossa evolução, onde o ser humano começa a ser melhorado pela máquina. Este processo será muito beneficiado pela introdução de novos tratamentos onde a tecnologia representa um papel cada vez mais importante.

Contudo, com esta evolução não podemos negar que, com o passar do tempo, estas vantagens sejam utilizadas para fins duvidosos (como é o exemplo da cirurgia plástica) onde o ser humano passa a utilizar estas tecnologias para melhorar e realizar "upgrades" ao cérebro, ou para poder correr mais rápido, ou ver mais longe!

Imaginem que num futuro próximo em vez de tirarem fotos com a câmera fotográfica tiram-nas com a vossa retina, outra possibilidade seria talvez uma equipa de futebol que recebe as suas formações estratégicas diretamente de um chip aumentando assim a sua eficácia como equipa, ou então construir, com a ajuda de implantes cerebrais, o soldado perfeito... 
                     Pois... sei que já estamos a entrar um pouco na ficção científica, mas se pensarmos no que foi inventado e criado desde o início do século XX então não duvido que em dentro de mais um século estejamos a entrar nesta nova era.


Para finalizar, gostavamos mesmo de agradeçer a quem nos segue e perguntar a todos os interessados que temas gostariam de ver aqui debatidos, coloquem comentários e expressem a vossa opinião sobre estes temas, e sobre todos os que já foram debatidos. Ah e partilhem com todos os que possam vir a querer saber mais. ;)

Muito Obrigado e até para a semana










João Pedro Lopes
Estudante Neuropsicologia

1 comentário:

  1. Adoro, extremamente informativo e claro. Para quem sabe pouco ou nada sobre o assunto confesso que os temas aqui abordados despertam cada vez mais a minha curiosidade. Espero atentamente um próximo post.

    ResponderEliminar