segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Natureza Humana

Boas


Começo por afirmar que esta é a primeira vez que escrevo um blog, nunca ponderei em por as minhas ideias em palavras com o objetivo de serem partilhadas por quem estiver interessado,  pensei que seria um desafio começar a escrever sobre algo que me desafia diariamente, a Psicologia, mais propriamente a Neuropsicologia, a minha área de interesse principal.

Para os que desconhecem o que é a Neuropsicologia então tenho uma simples definição sobre a temática, esta é "O estudo da relação entre o cérebro e o comportamento e vice-versa", isto posto de forma simplista, porque esta área vai para além de uma simples definição.

No entanto penso que em termos de qualidade para um blog poderia ser uma temática muito pesada até mesmo para os mais interessados, por isso pensei em tornar este sítio uma zona onde a Neuropsicologia pudesse explicar os acontecimentos do nosso dia-a-dia. Assim começo por afirmar vários pontos introdutórios e bastante simples sobre a Natureza humana e a Psicologia.

  1. Ninguém consegue fugir á sua mente;
  2. O cérebro produz tudo aquilo que somos , mas é aquilo que fazemos com isso que faz de nós o "eu";
  3. O produto final deste "eu"acaba por indiscutivelmente estar associado ao todo, que é o mundo onde vivemos
Mais simples que isso não poderia ser não é? Errado ...


     4. O ser humano nunca se define na sua totalidade por um conjunto de pontos

Podemos considerar a existência do que acreditamos como a "norma", no entanto estamos rodeados de fenómenos que ultrapassam o normal e que constituem o mundo em que vivemos desde o aspecto mais positivo até à parte mais demoníaca que conhecemos.
 Todos os aspectos da nossa vida podem parecer pequenos pormenores insignificantes ao olho nu, mas se pararmos para pensar e tentar perceber do que é que somos feitos então podemos apreciar em que é que consiste a natureza humana.

Então podemos perguntar o que isto de natureza humana, podemos ir até as definições mais profundas e filosóficas para tentar entender esta questão mas continuaremos a sair sem resposta e mais frustrados. 

O caminho que cada um percorrer serve de iniciação para podermos tentar entender o que é a naureza humana e no fim, espero, que num suspiro final possamos entender a razão desta nossa natureza.

Isto não indica que somos somente produto de um destino predefinido pelo universo mas sim uma junção do nosso código genético com as experiências partilhadas ao longo da nossa vida. No entanto caros leitores voltamos ao problema inicial onde transformamos a vida humana numa mera frase condicionada pelo que aprendemos na sala de aula.

Por isso desistam (ah isso era o que queriam). Uma das coisas que tenho vindo a descobrir, é que a resposta a essa pergunta vai-nos assombrar até ao final das nossas vidas e não há nada que possamos fazer. Assim as pessoas tentam arranjar respostas para a sua existência, procurando-as na religião, no místico ou na ciência, será que somos todos os filhos de Deus? Será que por trás da natureza humana está uma resposta mais Darwinista? Ou talvez somos apenas uma experiência criada pelos alienistas que nos vigiam por trás das estrelas?

Isto mostra que a psicologia é apenas uma pequena parte do que somos,  esta pode ajudar a explicar qual o nosso papel neste mundo, como funcionamos e mais importante o que somos afinal.

Espero que mostrem a vossa opinião sobre o assunto da natureza humana e como é que a definem... se é algo que pensam que conseguem definir ;) .

Mais uma vez agradeço a todos os curiosos que estejam a ler isto e até uma próxima vez 







Sem comentários:

Enviar um comentário