Bem vindos novamente ao nosso canto
Aqui, mais uma vez, vamos falar de problemas que encontramos ao lidar diariamente com a área da Psicologia. Esta leitura serve para todas as pessoas, sejam estas da profissão ou mesmo que nada tenham a ver com a profissão.
Bem, digo isto por uma simples razão, todos nós podemos ir ou já fomos ao psicólogo, todos por diferentes razões mas cada uma com o seu significado específico. E já nos deparamos com a ânsia de ir a esta especialidade. Os que seguiram o Blog desde o início vão lembrar-se de um post que remete para o que é um Psicólogo (Post - Psi ... quê). http://ligacoesneuronais.blogspot.pt/2013/11/psique.html
Hoje não vou explicar qual é a função do Psicólogo, uma vez que isso já foi discutido aqui por nós, vou sim, tentar explicar a razão deste medo ou ansiedade subjacente ao ir ao psicólogo (pelo menos mostrar o meu ponto de vista).
Quando era criança tinha medo de ir ao médico, porque as minhas idas ao mesmo eram sempre acompanhadas pelas famosas "picas do Sr.º Doutor", não sabia bem o porque de levar "picas" só sabia que odiava ter de ser furado por uma seringa e como algumas crianças chorava para ver se me safava. Isto veio a propósito do nervosismo que muitas pessoas apresentam da ida ao Psicólogo, qual será a razão por detrás de algo que parece ser inofensivo??
"Pois. inofensivo nunca é porque se existem problemas estes é bom que sejam resolvidos ... bem e se não forem? ... olha que não quero ter nada de especial ... e se for a doença do alemão (Alzheimer)? Ai que ainda fico chéché e depois não dou com nada"
Pronto assim descobrimos uma das razões que levam as pessoas a ter medo dos Psicólogos, ou seja, é o medo de se entrar são da vida e sair de lá com uma coisa incurável ou impossível de suportar durante a vida.
Isto é uma realidade minha gente podemos estar muito bem de uma perna num dia e estar a ser operado à mesma perna no dia a seguir (Esta é para ti Bernardo). Da mesma forma podemos estar muito bem da nossa saúde mental numa dada altura e passar a ter alguma perturbação que possa condicionar o resto da nossa vida, mas isso é como todas as coisas da vida.
Outra razão pode estar associada ao medo de ir ao Psicólogo será .... o Psicólogo. Bem é verdade, o que lemos nos livros e o que somos no trabalho são duas coisas muito diferentes, podemos ser ótimos alunos mas terríveis profissionais, daqueles que inventam doenças novas ou daqueles que estão sem paciência para nos atender e dizem " à não sejas tolo que isso passa" ou coisas do género.
Todos nós gostamos de ser bem atendidos sendo no restaurante ou no médico, se na primeira vez que vamos ao Psicólogo este ou ignora um problema nosso ou nos trata mal é bem possível que nunca mais ponhamos lá os pés. E assim quando nos dizem se conhecemos algum Psicólogo a única coisa que nos vai passar pela cabeça é "UI QUE MEDO! Deixa lá isso que eles são umas bestas".
A realidade atual é que muitos profissionais na área da saúde são autênticos irresponsáveis que estão a borrifar-se para aquilo que fazem, acabam por jogar com a vida das pessoas como se nada de importante fosse. Dito isto também quero referir que nem todos são assim é preciso ter a noção de com quem estamos a lidar, assim aconselho a que tenham atenção a qualquer coisa como um abuso verbal ou emocional que sofram e que façam queixa, porque ninguém merece ser menosprezado durante uma situação de fragilidade.
Por fim tenho que referir que outra razão para se ter medo é devido ao desconhecimento do que é que faz um Psicólogo... mas isto está desvendado no post "Psi...quê" escrito pelo Tiago. http://ligacoesneuronais.blogspot.pt/2013/11/psique.html
Estas são as minhas opiniões sobre o assunto, quero saber que razões conhecem que levam as pessoas a evitar ou adiar a sua ida ao Psicólogo. Por isso comentem e partilhem entre amigos. AH e SUBSCREVAM, queremos levar isso ao máximo de pessoas possível por isso ajudem lá a dar um salto nisto, que agradecemos.
Pronto aqui ficamos e teremos mais para a semana.
Obrigado a todos e uma boa semana :)
João Pedro Lopes


Sem comentários:
Enviar um comentário